Absorventes reutilizáveis

Eu demorei muito tempo para deixar de lado certos hábitos e ainda não me acostumei 100% em levar as sacolas plásticas no mercado, mas sei que os hábitos que eu puder mudar já farão uma super diferença. Pensando nisso tudo, eu decidi investir em algo que queria há um tempão e que eu ouvia muito falar por aí: absorventes reutilizáveis.

Estima-se que a mulher faz uso de cerca de dez absorventes descartáveis em cada ciclo menstrual, e de dez mil a 15 mil da puberdade até a menopausa (Dados da ECYCLE). Isso é muita coisa!

É caro? É. Pelo menos para o meu bolso, sim. Só que parei e pensei: cara, eu só vou gastar essa grana uma vez e não mais produzir esse tipo de lixo. Acho que pode valer a pena. E aí comprei para testar.

Esses aí são da Korui, uma das marcas que mais ouvi falar quando o assunto é absorvente reutilizável. Comprei um kit com 5 unidades + a bolsa que mantém o absorvente úmido e fica mais fácil de lavar depois.

Além disso tudo, vem uma tag super fofa em papel semente, que é um tipo de papel que vem com sementes embutidas. Quando acaba a utilidade, você rasga, coloca na terra e rega. Plantinhas nascerão 🙂

Testes e impressões

Esses que comprei são para fluxos normais, que é o meu caso. Existem duas opções: conforto seco e conforto natural. No próprio site eles já explicam a diferença entre eles.

Os meus são conforto natural, forrados com algodão e o tecido de cima é marrom, o que deixam mais discreto e eu prefiro.

Conforto, vazamento e praticidade

Gente, mil vezes mais confortável do que os absorventes descartáveis (para mim, tá?). Eu tenho a pele bem sensível e às vezes os descartáveis irritavam um pouco minha virilha, então foi muito bom não ter esse problema.

Não vazou por aqui! Levando em consideração meu fluxo que é OK, o de tamanho normal segurou super bem, principalmente nos primeiros dias, que é bem pior.

Eu confesso que estava com receio em ter que ficar deixando de molho para lavar os absorventes, mas gente… é um negócio tão pequeno que em 5 minutos você lava. Se realmente não der tempo de deixar de molho de manhã e já lavar à noite, você tem que ficar de olho para trocar a água caso precise e vai acumular com os demais da semana. Eu achei super de boas.

A única coisa que eu não consegui testar ainda foi a bolsinha que mantém os absorventes úmidos. Eu comprei e carrego comigo caso precise, mas geralmente não uso, então se eu usar eu compartilho depois lá nos stories 🙂

Custo-benefício

Olha gente, vou ser bem sincera… em alguns pontos eu percebo que a sustentabilidade não é uma coisa muito acessível, principalmente quando a gente tem que comprar coisas para substituir coisas.

Eu tenho ZERO arrependimentos de ter comprado, até porque realmente funcionou para mim e porque eu entendo o impacto de todo o lixo que a gente produz. Ultimamente estou realmente tentando fazer alguma coisa. Sem dizer que o custo de produção do reutilizável deve ser muito maior do que os descartáveis, levando em consideração a questão dos tecidos, da costura, a mão de obra, etc, etc.

Poréééém….

Mesmo entendendo isso e querendo fazer algo, não adianta eu só vir falar que a gente tem que se juntar ao movimento do absorvente reutilizável porque eu sei que, entre pagar $4, $5 em um pacote com 8 unidades descartáveis ou $20, $30 em 1 só, a maioria talvez pense que $30 em um só não vale a pena.

Eu penso da seguinte forma: eu investi UMA vez e não vou precisar comprar tão cedo, só se realmente estragar um e olhe lá.

Eu agradeço por poder fazer algo com relação a isso, mas também entendo as prioridades de cada um. Eu mesma demorei uns 3 ou 4 ciclos avaliando se eu poderia investir e quando o faria. Eu acho que, se a gente puder escolher e tem condições de mudar, que a gente repense e mude. Mas caso contrário, tem outras coisas que a gente pode tentar fazer pelo planeta como reduzir o consumo de água no banho, não jogar lixo nas ruas, etc. 🙂

Gostou? Então me deixe saber...

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s